Paulo César - Diretor de Negócio
Esse artigo visa explicar sobre a ventilação forçada de ambientes com foco em sanitários. Para isto utilizaremos as normas NBR16401-1 2008.
Ventilar um local, significa renovar o ar de um ambiente fechado. A ventilação forçada consiste em utilizar dispositivos próprios como ventiladores, exaustores, etc., que provocam o movimento do ar entre o interior e o exterior do recinto.
Principais Tipos de Ventilação forçada
1. Ventilação por adição de ar
2. Ventilação por exaustão e ou remoção de ar
3. Ventilação mista
O sistema de ventilação forçada pode ser utilizado para renovação do ar de ambientes climatizados que necessitam de filtragem como, por exemplo, a exaustão de sanitários desprovidos de janelas para ventilação natural.
A ventilação por adição de ar é executada através de um ventilador, que adiciona o ar externo ao ambiente e com isto consegue gerar um ar renovado expulsando o ar saturado por frestas para o ambiente mais próximo. Quando o ambiente externo é um ambiente aberto com ar renovado, podemos utilizar a ventilação através de exaustão para exaurir o ar, renovando o mesmo através de frestas de portas e janelas.
No entanto, há locais onde devemos utilizar a ventilação mista, pois não podemos enviar o ar para o ambiente ao lado, este tipo de ventilação é feita através de um ventilador e um exaustor, no qual, a exaustão e a adição de ar acabam renovando e exaurindo o ar interno, criando assim uma corrente de ar renovado.
Principais Tipos de Ventilação forçada
1. Ventilação por adição de ar
2. Ventilação por exaustão e ou remoção de ar
3. Ventilação mista
Como calcular uma Exaustão / Renovação
Para calcular uma ventilação forçada, inicialmente, precisamos das medidas do ambiente em que vamos aplicar o estudo, precisamos saber qual a finalidade do ambiente e como o dispositivo será acionado.
Como o foco é falar sobre exaustão em sanitários, vamos seguir o exemplo de um lavabo de shopping:
Iniciamos com o cálculo de volume:
3 metros x 2 metros x 4 metros = 24m³
Acionamento com o interruptor da luz 110V
Para sanitários, o ideal é que renovemos o ar de 10 a 15 vezes por hora, ou seja:
24m³ *10 = 240m³/h
24m³ * 15 = 360m³/h
A renovação para esse exemplo deveria estar entre 240m³/h e 360m³/h
Agora precisamos calcular a perda de pressão por causa da distância de dutos, curvas e etc.
Para um cálculo rápido vamos utilizar 1mmca por metro e 1mmca por curva e vamos considerar um duto com 10 metros e 6 curvas.
Teríamos uma perda de 16 mmca no exemplo.
Com isto teríamos de utilizar um ventilador da curva vermelha que nos adicionaria aproximadamente 400m³/h
Pontos importantes:
· O ideal é que banheiros utilizem a ventilação forçada através de exaustão.
· A tomada de ar dos exaustores deve ter a prioridade de ficar acima de vasos sanitários / mictórios.
· Sempre tomar cuidado para que o banheiro tenha local para a tomada de ar como veneziana na porta ou frestas. (No caso, a exaustão pode gerar ruídos se as frestas forem muito pequenas).
Sempre calcule e observe a norma vigente para poder obter o máximo de sua instalação e no caso de duvidas sempre entre em contato com uma equipe qualificada para lhe auxiliar.
Comments